Site em Inglês Site em Português

Clínica

HOSPITAL 24HS
Av. Netuno, 46
Centro de Apoio I - Alphaville - SP
Fone: (11)4153-8555
LOJA PÃO DE AÇUCAR
Fone: (11)4153-1248

Acesse o Site

O Rhodesian é o cão certo pra você e sua família?

28/01/2016 17:32
Muitas pessoas conhecem uma raça e se apaixonam por seu visual, sem considerar que um cão desse tipo pode ser completamente contra-indicado para seu estilo de vida, sua casa ou sua habilidade de controlá-lo e treiná-lo. Só sabem que querem um de qualquer jeito. Comprar um cão por impulso é sempre uma má idéia. Assim como em qualquer compra, você deve se educar primeiro. Procure saber como a raça realmente é, visite pessoalmente a casa de várias pessoas que possuem cães dessa raça e descubra que tipos de problemas eles já tiveram. Aprenda a fazer as perguntas certas, não só sobre os aspectos positivos, mas sobre os negativos também.
 
Rhodesians não são Labradores ou Goldens Retriever de pêlo curto. Eles são cães de caça e possuem muito instinto. Traduzindo: eles são bastante independentes - não obedecem à todas as suas ordens, não respondem a todos os seus chamados e precisam de muito reforço positivo nos treinamentos de obediência. A maioria das pessoas não está preparada para a teimosia e a cabeça-dura dos Rhodesians.
 
A posse de qualquer cachorro requer responsabilidade. Cães não são objetos para decorar sua casa ou quintal. São seres vivos com sentimentos e que devem ser tratados como membros da família. Especialmente os Rhodesians. Eles precisam se sentir parte da sua "matilha", ou podem ficam muito perturbados. Você deve considerá-lo como mais alguém na família, e se planejar pra ele como faria com um filho.
 
Planejar a chegada do seu Rhodesian é essencial
 
Cães, principalmente quando filhotes, vão tomar muito do seu tempo. Você precisará de tempo para alimentar, treinar e brincar com seu novo filhote. Assim como bebês, filhotinhos não se viram sozinhos no meio da noite, e você terá que acordar para ajudá-lo. Se você trabalha, precisará do seu horário de almoço para cuidar dele, ou terá que contratar uma pessoa pra te ajudar.
 
Rhodesians precisam de muito exercício físico pra ficarem felizes e saudáveis. Você vai precisar estabelecer horários para os treinos e para as brincadeiras. Filhotes precisam de muita socialização para se tornarem adultos equilibrados. Aulas semanais de obediência básica são obrigatórias para que seu Rhodesian se torne um querido membro da família.
 
Se isso parece muito para sua rotina, então talvez essa não seja uma boa hora para adquirir um Rhodesian.
 
Seu Rhodesian vai precisar de proteção
 
Rhodesians gostam de caçar e não têm a menor noção do perigo quando correm atrás de um gato ou pombo. Um quintal cercado é muito importante para a segurança de seu cão. Quando estão correndo atrás de uma possível caça, só mesmo um muro ou cerca de pelo menos 2m de altura consegue detê-lo. Cães deixados soltos correm risco de se perderem, de serem atropelados ou serem envenenados. Com certeza você não vai querer que seu cachorro fuja, se perca ou morra. É bom também manter uma plaquinha de identificação em seu Rhodesian, ou identificá-lo permanentemente com um microchip ou uma tatuagem, caso ele se perca mesmo assim. E, claro que você vai precisar mantê-lo na guia quando estiver fora na rua.
 
Seu Rhodesian deve ter à disposição um canil, uma casinha ou um abrigo para quando estiver do lado de fora. Esse abrigo deve ser fresco nos dias quentes e protegido do frio no inverno.
 
Rhodesians são cães de porte grande 
 
Filhotes não ficam pequenos por muito tempo. Quando estiver procurando por uma raça você deve considerar uma que se adapte ao seu espaço e estilo de vida. Não tenha pressa para se decidir. Visite a casa de criadores e de pessoas que tenham cães da raça que te interessa. Rhodesians podem ser atrativos fisicamente, mas podem não ter um temperamente que lhe agrade. Por exemplo: Rhodesians são muito agitados - precisam de muito espaço, podem derrubar crianças quando estão correndo. Se você mora na cidade vai precisar ter a disposição um parque para cães que seja seguro para seu Rhodesian correr e se exercitar. Um filhote cansado é um filhote feliz!
 
As pessoas que compram por impulso são as que, na maioria das vezes, descobrem mais tarde que não conseguem conviver com um Rhodesian, e decidem se desfazer do cachorro. O que pra ele não é justo. Na maioria das vezes são esses donos irresponsáveis que lotam os abrigos de animais.
 
Por isso, vale lembrar: não tenha pressa. Leia tudo sobre os Rhodesians, converse com muitas pessoas, pesquise na internet e tente visitar muitos criadores. Tente assistir algumas exposições e converse com os criadores e handlers. Mas, principalmente, observe, observe, observe!
 
Questões Financeiras 
 
O preço inicial de um cão é uma preocupação para alguns, mas, é o custo ao longo da vida do animal que muitas vezes se esquece. Em alguns lugares, para manter um cão na sua casa é necessário obter um licença omitida por alguma autoridade, e pra isso é preciso pagar algumas taxas.
 
Além do preço de compra do cão, você precisa considerar que ele vai precisar de comida (e rações de qualidade custam caro), de banhos, escovações ou tosas, dependendo da raça;, coleiras, guias, alguns brinquedos e uma cama. Conte também com os cuidados veterinários e as aulas de adestramento.
 
Todos os cães precisam de vacinas anuais, vermífugos, e, assim como humanos, consultas de rotina. Precisam também de medicamentos contra pulgas e carrapatos e podem, eventualmente, precisar de caros tratamentos de saúde, em casos de acidentes ou doenças. Pergunte a si mesmo se você tem condições de sustentar um cão.
 
Rhodesians precisam de companhia
 
Amizade é uma via de duas mãos. Seu cão merece toda a atenção de que precisar, assim terá menos motivos para latir, roer suas coisas ou fugir de casa. Cães são serer sensíveis e emotivos e negligenciá-los condenando-os a uma vida solitária no quintal ou amarrado a uma corrente é cruel e desumano. Assim como crianças, você tem que amá-los e instruí-los a se comportar para ter um Rhodesian educado e agradável de se ter por perto.
 
Rhodesians precisam de tudo isso pela vida inteira
 
A expectativa de vida média da maioria dos Rhodesians é de dez a doze anos, mas alguns vivem por até dezesseis anos! Assim, seu cão vai depender de você por bastante tempo. Ser um dono responsável é uma tarefa importante que requer um sério comprometimento.
 
Quais são as qualidades dos Rhodesians?
 
Rhodesians têm pêlo curto, não soltam muito pêlo e praticamente não têm cheiro, o que é muito bom para lugares com clima quente.
Eles selecionam muito bem para o que latem, por isso, quando latem, é bom sempre checar o que aconteceu.
Não são frescos para comer e tem um sistema digestório muito resistente.
Adoram ficar entre as pessoas, principalmente dentro de casa.
São inteligentes e adoram agradar os donos.
Aprendem hábitos de higiene com facilidade.
E são muito bonitos.
 
E os incovenientes?
 
Na infância eles possuem dentes extremamente afiados e uma mandíbula tão poderosa quanto a de um Dobermann. Nunca se deve permitir que eles brinquem violentamente com pessoas de qualquer idade. Eles são capazes de fazer imensos estragos em mesas, sapatos e tudo o que encontrarem e conseguirem mastigar. O treinamento com caixa ou cercado pode ajudar muito a proteger a casa e o filhote quando você não estiver em casa. Se deixados sozinhos em casa ou no quintal, podem se machucar e até ingerir peças ou substâncias impróprias - que, dependendo do caso, podem afetar seriamente a saúde ou até matar um filhote. Um Rhodesian sozinho e entediado pode ser um grande desastre esperando por acontecer.
 
Eles são capazes de cavar buracos imensos, arrancar plantas de jardins e hortas, escalar pequenas árvores. Pessoas que gostam de jardinagem devem considerar que seu quintal vai pertencer ao cachorro.
 
Não são frescos para comer e tem um sistema digestório muito resistente - e você pensou que isso seria uma coisa boa - Não mesmo! Isso significa que eles tentarão comer tudo o que não os comer primeiro. Eles são ótimos escaladores de mesa para roubar comida - nada escapa e eles agem rápido! Donos de Rhodesians tendem a dar comida demais a eles, o que acaba causando gases - o que não é muito agradável. Lembre-se: um Rhodesian sempre pensa que está com fome. Você deve seguir horários para alimentá-lo e fornecer uma dieta de qualidade.
 
Rhodesians devem ser tratados como membros da família e não como um adorno de quintal. Do contrário, você vai acabar se deparando com uma poderosa criatura destruidora de sua própria criação. Um Rhodesian adulto pode muito bem passar de uma cerca de 2m de altura se ele quiser. Um cachorro entediado está sempre procurando por alguma coisa para fazer, mesmo que isso esteja do lado de fora do quintal. E ninguém vai querer ser vizinho de alguém que deixa seu cachorro sair para sujar o destruir seu jardim, perseguir gatos ou assustar os pedestres.
 
Rhodesians são cães grandes e necessitam de aulas de obediência para que você não passe vergonha e acabe passando também uma má impressão da raça àqueles que não a conhecem. Aprender a andar na guia e não pular nas pessoas desde cedo é essencial.
 
Rhodesians são inteligentes, e isso também já foi dito. Mas isso também significa que eles têm uma boa capacidade de treinar você antes que você o treine. Eles são muito espertos e podem ser bastante desobedientes. Quanto mais cedo começarem as aulas de obediência, melhor.
 
Também é importante apresentar gatos e outros animais ao seu Rhodesian desde muito cedo, ou ele poderá se tornar agressivo com animais desconhecidos.
 
Antes de adquirir um Rhodesian, considere talvez adotar um já adulto e questione se você e sua família conseguirão mesmo manter um cachorro nas condições ideais e assim fazer um dele um excelente companheiro para a vida inteira.
 
 
 
Escrito por Sandra Fikes do canil Kalahari Rhodesian Ridgebacks
Traduzido por Vanessa Fermino

Todos os Direitos Reservados
Design Criacao de Sites